Mesmo após o encerramento oficial da campanha de vacinação contra a Influenza na Região Norte em janeiro, a Prefeitura de Belém aderiu ao Dia D Nacional de Vacinação neste sábado (10), atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, que prorrogou a campanha até julho ou enquanto durarem os estoques.
A ação foi realizada nos shoppings Pátio Belém e Grão Pará, das 10h às 18h, oferecendo imunização gratuita para pessoas a partir de 6 meses de idade. No entanto, apesar da mobilização ter coincidido com o fim de semana do Dia das Mães, a adesão ficou abaixo do esperado: até as 17h, apenas 800 das duas mil doses disponibilizadas haviam sido aplicadas.
A coordenadora do Programa de Imunizações da Sesma, Cleise Soares, explicou que a vacinação na região começou em setembro de 2024, mas a procura permanece baixa. “A vacinação salva vidas, evita complicações e hospitalizações, especialmente entre os mais vulneráveis”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, acompanhou a ação no Shopping Grão Pará e reforçou o compromisso da gestão com a cobertura vacinal. “Pretendemos intensificar as estratégias. A população precisa comparecer para que estejamos mais protegidos”, afirmou.
Durante a ação, o servidor municipal Orlando Campos classificou a vacinação como um ato de solidariedade. A professora aposentada Maria do Céu também defendeu a imunização: “Se todo mundo tivesse consciência da importância, se vacinaria logo”, disse.
O superintendente do Ministério da Saúde na Região Norte, Dell Viana, também esteve presente e elogiou a mobilização: “A Prefeitura de Belém está de parabéns por manter a campanha ativa e engajada. A vacinação é fundamental no enfrentamento às síndromes gripais”.
Leia também:
Deixe um comentário