Aulas em várias escolas de Belém ainda não foram iniciadas por falta de professores, alertam seguidores

Embora as redes sociais da prefeitura de Belém tenha divulgado que o ano letivo iniciaria no último dia 29 de janeiro, seguidores alertam que muitas escolas da cidade não seguiram o cronograma por conta da falta de profissionais, sobretudo professores

Crianças em sala de aula em uma escola de Belém
Foto: Divulgação/COMUS

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), divulgou no Instagram o calendário de volta às aulas nas escolas públicas de Belém, anunciando que o ano letivo iniciaria no dia 29 de janeiro.

A publicação repercutiu bastante, já que muitas pessoas comentaram que em várias escolas, as aulas não começaram no dia previsto por conta da falta de professores e de outros profissionais como merendeiras e funcionários de serviços gerais.

“Nem todas (escolas), na escola da minha filha ta sem professor, merendeiras e serviço gerais, tanta gente querendo trabalhar e a prefeitura não chama, assim as crianças ainda não irão iniciar o ano letivo”, comentou um perfil no Instagram.

Outra seguidora das redes sociais da prefeitura comentou que muitas escolas tiveram o início do ano letivo adiado para o dia 05/02 (próxima segunda-feira).

“Então bora fiscalizar as escolas, pois tem várias que adiaram o início para dia 05/02”, escreveu.

Último concurso da Semec

Em junho de 2023 a prefeitura de Belém anunciou a convocação dos 128 aprovados no concurso realizado pela secretaria em 2020.

Quanto a isso, alguns seguidores falaram sobre a convocação de candidatos que ficaram no cadastro reserva, assim com, sobre a prorrogação do concurso da secretaria.

“Começar as aulas sem professor, sendo que tem um Cadastro de Reserva com centenas de professores querendo trabalhar!”, comentou um seguidor. “Sem professor, pq o nosso ‘querido’ prefeito não convocou o Cadastro Reserva dos Professores, parabéns pela gestão”, escreveu outro.

Novo Processo Seletivo Simplificado (PSS)

No último dia 29 de janeiro, a prefeitura de Belém anunciou o lançamento do Edital 001/2024-PMB/SEMEC para iniciar o Processo Seletivo Simplificado (PSS) visando a contratação de 1.530 profissionais. Publicando o edital no mesmo dia.

As oportunidades contemplarão diversos níveis de escolaridade: fundamental, médio e superior, incluindo vagas para o Grupo Magistério da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Posicionamento

De acordo com a assessoria da Semec, a grande maioria das escolas iniciou o ano letivo na última segunda-feira (29). No entanto, nos foi sugerido entrar em conato com a diretoria de educação da secretaria.

Encaminhamos um e-mail para a secretaria solicitando posicionamento sobre a relação das escolas que ainda não iniciaram seus anos letivos, as convocações de cadastro reserva do último concurso, e a falta de profissionais mencionadas por seguidores da prefeitura de Belém nas redes sociais. Aguardamos um retorno.

Leia também: