Atendimento psicológico gratuito amplia acesso à saúde na UFPA - Estado do Pará Online

Atendimento psicológico gratuito amplia acesso à saúde na UFPA

Serviço atende estudantes, servidores e público externo, com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade

Divulgação

Portas abertas no Campus Guamá para quem busca cuidado emocional: a Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará mantém atendimento psicológico gratuito tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo, em Belém.

Vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, a clínica funciona como campo de formação para estudantes de Psicologia e, ao mesmo tempo, expande o acesso a serviços de saúde mental. Pessoas com renda de até dois salários mínimos têm prioridade no acolhimento.

Crianças, adolescentes e adultos podem ser atendidos em psicoterapia, avaliação psicossocial, acompanhamento psicológico e atendimento psiquiátrico. Este último é direcionado a pacientes que já realizam acompanhamento regular na unidade.

O acesso começa pelo acolhimento inicial. Discentes da UFPA são atendidos inicialmente por estagiários(as); público externo, por técnicos(as). Depois, cada caso passa por avaliação para definir acompanhamento interno ou encaminhamento à Rede de Atenção à Saúde (RAS).

“A clínica contribui para a atenção à saúde mental não apenas das pessoas que fazem parte da Universidade, mas também daquelas que vivem em seu entorno, além de colaborar com a formação de profissionais e com a realização de ações educativas, palestras e eventos em Belém e em outros campi da UFPA”, destacam os coordenadores.

Além do cuidado direto, o espaço fortalece a formação prática: estagiários(as) participam de triagens, supervisões clínicas, estudos teóricos, pesquisas e grupos de estudo, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Para a estudante de Psicologia Clarisse Monteiro, a vivência é decisiva. “A clínica da UFPA é um espaço vital. É nela que nos construímos como profissionais enquanto oferecemos um refúgio seguro e digno para uma população que, muitas vezes, não teria acesso a esse cuidado de outra forma”, afirma.

Ela acrescenta: “Minha rotina era focada no acompanhamento de pacientes em psicoterapia breve, o que exige organização, pontualidade e compromisso com os prontuários e as supervisões, que sustentam o nosso fazer”.

Serviço: Clínica de Psicologia da UFPA

  • Endereço: Rua Augusto Corrêa, nº 01, Guamá – Campus Universitário
  • Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
  • Contato:coordenacaooclipsiufpa@ufpa.br
  • Atendimento: por ordem de chegada ou chamada

Leia também: