Arraial do Pavulagem promove debate com Mestras de Cultura e show neste sábado (18)

Programação gratuita ocorre no Instituto Arraial do Pavulagem, localizado no Boulevard da Gastronomia.

Arquivo Arraial do Pavulagem

O projeto “Oralidades,” parte das preparações para os tradicionais Arrastões do Pavulagem, oferece uma oportunidade única para compartilhar saberes ancestrais e alegria. Neste sábado (18), o evento convida o público para um ciclo de conversas enriquecedoras sobre a sabedoria ancestral, seguido pela apresentação da ‘Roda Cantada’ em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, localizado no Boulevard da Gastronomia.

Programação e Objetivos

Criado pelo Instituto Arraial do Pavulagem e patrocinado pela Equatorial Energia, o 36º Arrastão do Pavulagem é realizado através da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Governo do Pará, e em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel.

Segundo Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o projeto “Oralidades” destaca-se ao proporcionar um contato direto com vozes femininas fundamentais na cultura popular paraense. “A Equatorial Pará acredita na democratização da arte e está junto com o Pavulagem em todas as etapas do projeto para levar até os brincantes uma programação diversa, inclusiva e que valoriza os fazedores de cultura do estado”, afirma.

Vozes Femininas da Cultura Paraense Ancestral

O evento começa às 18h com palestras integradas ao conteúdo programático das Oficinas do Pavulagem. Mediado pela atriz e pesquisadora Ester Sá, o debate contará com renomadas figuras femininas da cultura local, incluindo:

  • Mestra Iracema Oliveira: Artista-guardiã do Pássaro Junino “Tucano” e outros folguedos populares de Belém.
  • Tia Fausta: Ama do boi “Resolvido” e mestra-compositora da Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, Baixo Acará.
  • Mestra Cerena Aurora: Animadora do boi “Catavento” e da brincadeira de arvoredo Cordão de Pássaro “Bem-te-vi,” representante do município de Viseu.
  • Jorgete Lago: Professora da UEPA, doutora em Etnomusicologia pela UFBA, com atuação em manifestações culturais populares.

Às 20h, a “Roda Cantada” abre espaço para um show ao vivo que promete animar o público com músicas emblemáticas dos Arrastões. A apresentação contará com a participação das mestras convidadas, do músico e instrutor do Arraial do Pavulagem, Íris da Selva, e dos co-fundadores do Arraial do Pavulagem, Júnior Soares e Ronaldo Silva.

Tema de 2024: “Arraial do Saber”

A 37ª edição do Arrastão do Pavulagem celebra a sabedoria ancestral com o tema “Arraial do Saber,” destacando o papel das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia. Este ano, a programação reverencia as detentoras de saberes e fazeres, enfatizando a natureza-mãe como fonte de força e criação.

Serviço

“Oralidades”: Ciclo de Conversas com Mestras de Cultura e Show da ‘Roda Cantada’
Data: Sábado (18)
Horário: A partir de 18h
Local: Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia)
Entrada: Gratuita

Leia também: