Um dos símbolos juninos mais icônicos do Pará, o Arraial do Pavulagem, visitou nesta terça-feira (11) os pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém. O Batalhão da Estrela, coletivo de artistas do Arraial, percorreu os andares da unidade de saúde, realizando uma mostra dos tradicionais arrastões festivos que animam as ruas da capital paraense. A visita marcou o início da programação junina do hospital, que segue até sexta-feira (14) com gincanas, apresentações de quadrilha junina e um concurso de miss e mister caipiras entre os colaboradores.
A parceria entre o Hospital Octávio Lobo e o Instituto Arraial do Pavulagem começou em 2016, trazendo alegria e cultura aos pacientes através da participação voluntária dos artistas. “A visita anual é um momento para celebrar a alegria com músicas e elementos culturais da Amazônia”, afirmou Natacha Cardoso, coordenadora de Humanização do Hoiol. Ela destacou que a humanização é essencial no cuidado dos pacientes, e o Boi Pavulagem ajuda a valorizar a cultura regional enquanto proporciona momentos de felicidade às crianças e adolescentes internados.
Vestidos com roupas tradicionais, os artistas do Arraial do Pavulagem entoaram ritmos regionais, encantando os pacientes. Diene Sena, vice-presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, destacou a emoção de cada visita: “A gente viu a felicidade e a esperança em cada olhinho. É um compromisso que viemos cumprir com o coração”.
Osvaldo Neto, de 3 anos, acompanhado por sua mãe Leoneide Freitas, participou do arrastão pela primeira vez. “Foi uma alegria indescritível. Parabéns ao hospital pela iniciativa”, comentou Leoneide. Meg Raquel Ferreira, mãe de Buster Christian, 17 anos, também expressou gratidão: “Foi o ânimo que ele precisava para encarar mais uma sessão de quimioterapia”.
Programação Junina
A programação do hospital inclui a apresentação da Quadrilha do Hoiol e o desfile de Miss e Mister Hoiol, formado por colaboradores, na próxima sexta-feira (14). O evento também revelará a quantidade de brinquedos arrecadados. Natacha Cardoso espera superar a marca de 1.600 brinquedos arrecadados no ano passado, com a participação de nove colaboradores neste ano.
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência na região Norte para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, recebe doações de brinquedos novos durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na recepção da unidade localizada na Tv. Quatorze de Abril, 1394 – São Brás, Belém.
Leia também:
Deixe um comentário