Apresentador corrige repórter por uso de nome de batismo de mulher trans ao noticiar feminicídio - Estado do Pará Online

Apresentador corrige repórter por uso de nome de batismo de mulher trans ao noticiar feminicídio

Correção ocorreu ao vivo após repórter citar nome de registro de Rhianna, morta por motorista de aplicativo.

Tv Bahia

Durante a edição do Jornal da Manhã, da TV Bahia, o apresentador Ricardo Ismael corrigiu, ao vivo, o repórter Carlos Augusto após ele mencionar o nome de batismo de Rhianna Alves, mulher trans assassinada em Salvador. Ao relatar o caso, o repórter afirmou que a jovem era conhecida “pelo prenome Rhianna”, além de citar seu nome de registro.

O apresentador destacou que a identificação deve ser feita exclusivamente pelo nome social da vítima. “A gente se refere a ela pelo nome social, Rhianna. Desde que se assume a identidade trans, morre o nome de batismo. Não se refere mais a ela, porque é mais uma forma de violentar pessoas que já são tão violentadas todos os dias nesta sociedade”, afirmou.

Ver no Threads

O crime

Rhianna Alves, de 18 anos, foi morta no último sábado (6/12) por um motorista de aplicativo, de 19 anos. Após o homicídio, o suspeito levou o corpo até uma delegacia, confessou o crime e, mesmo assim, acabou liberado para responder em liberdade.

Leia também: