Após três anos em regimes ditatoriais, COP volta a um país democrático e começa com protesto - Estado do Pará Online

Após três anos em regimes ditatoriais, COP volta a um país democrático e começa com protesto

Ativistas dos EUA criticam falsas soluções e expõem ausências em Belém, inclusive a do próprio governo americano

O primeiro dia da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, começou com protestos em frente à entrada da blue zone, área de acesso restrito a autoridades, delegações e pessoas credenciadas. Um grupo de ativistas mexicanos chamou a atenção logo nas primeiras horas desta segunda-feira (10), com faixas e palavras de ordem contra o que chamaram de “falsas soluções climáticas”.

A COP30 em Belém é a primeira conferência do clima realizada em um país democrático depois de três anos consecutivos sediada em nações governadas por regimes autoritários. O evento em Belém marca um momento simbólico para a diplomacia ambiental global, especialmente por ocorrer na Amazônia, região central nas discussões sobre preservação e justiça climática.

Nos últimos três anos, as manifedstações foram mais timidas, limitadas a áreas e horários restritos. No Brasil, as manifestações iniciaram antes mesmo da abertura oficial do evento.

A programação da COP30 segue até o fim da próxima semana, com debates voltados à implementação de metas climáticas, financiamento verde e proteção dos povos indígenas e comunidades tradicionais.

LeiA também: