Após polêmica, Lula afirma que fala sobre usuários e traficantes foi "mal colocada" - Estado do Pará Online

Após polêmica, Lula afirma que fala sobre usuários e traficantes foi “mal colocada”

Presidente disse ter se expressado mal ao afirmar que traficantes seriam "vítimas dos usuários" e destacou ações do governo no combate ao crime organizado.

Reprodução

Um dia após gerar polêmica com a declaração de que “traficantes são vítimas dos usuários”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar sobre o tema. Em uma rede social digital, ele reconheceu que se expressou mal e reafirmou ser contrário ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, afirmou o presidente.

A nova manifestação veio após ampla repercussão nas redes sociais digitais e críticas de opositores, que interpretaram a fala anterior como uma tentativa de relativizar o papel dos criminosos.

Lula reforçou que o governo vem atuando com firmeza no enfrentamento ao tráfico e citou exemplos recentes. “Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, declarou.

A tentativa de esclarecimento ocorre um dia após o presidente ter dito, em entrevista na Indonésia, que os traficantes seriam “vítimas dos usuários”. Na ocasião, Lula comentava declarações de Donald Trump, que havia defendido o uso de ações militares letais contra grupos de narcotráfico.

Leia Mais: