Após derrota de candidata do MDB, apoio de Jader Filho e de Helder vira piada

"Quem tá comigo, tá comigo", diz Helder, mas o que vimos acontecer neste domingo é que mesmo com apoio dele e de toda a família Barbalho, a candidata do MDB, que disputou a eleição suplementar em Monte Alegre e que teria todo apoio para o grupo político seguir no poder, foi fragorosamente derrotada. O ex-prefeito do MDB teve o mandato cassado por irregularidades eleitorais nas eleições passadas, por isso foram realizadas eleições suplementares no município.

Helder Barbalho e Jader Filho
As bravatas de Helder Barbalho e Jader Filho cairão por terra nas eleições de Monte Alegre. Foto: reprodução/Redes sociais.

Divulgado no dia 28 do mês passado, um vídeo gravado pelo ministro das Cidades e presidente estadual do MDB-PA, Jader Filho, voltou a circular nas redes sociais. Nele, o ministro pede que os eleitores de Monte Alegre possam ir de casa em casa pedir voto para a candidata do seu partido, Josefina Carmo, que acabou derrotada neste domingo (09), pelo ex-deputado Junior Hage (PP), como uma diferença de 27,4% de votos para o vencedor da eleição suplementar realizada no município.

O resultado está sendo visto por especialistas políticos como uma derrota de Helder Barbalho (MDB) e sua família, já que o governador; seu pai, o senador Jader Barbalho; sua mãe, a deputada Elcione Barbalho e seu irmão, como mostra o vídeo, estavam apoiando a candidata derrotada.

O MDB tem uma grande candidatura em Monte Alegre, que é a ex-deputada Josefina. Ela que vai fazer com que Monte Alegre continue crescendo e avançando. É o melhor projeto. Por isso, eu peço a cada uma e cada um de vocês: Que vão de casa em casa, de porta em porta, falar com amigos, com familiares para dizer que o melhor para Monte Alegre é Josefina, 15, MDB. Eu conto com cada um e cada uma de vocês.

Jader Filho, ministro das Cidades e presidente do MDB-PA.

O vídeo foi publicado no perfil da candidata Josefina, que está o fechamento desta matéria havia recebido 86 curtidas, dos 1.577 seguidores que tem. A publicação foi feita no dia 28 de maio e recebeu tão somente sete comentários, de cinco pessoas.

Vale lembrar que o projeto de poder que Jader Filho defendia manter em Monte Alegre, era o mesmo que foi condenado pela Justiça Eleitoral quando em 21 de março deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito, eleitos em 2020. A decisão ocorreu após a Corte entender que Matheus Almeida dos Santos (MDB) e Leonardo Albarado Cordeiro (PL) foram beneficiados pela prática de ilícito eleitoral cometida pelo ex-prefeito Jardel Vasconcelos em favor deles.

Três semanas atrás, o governador Helder Barbalho (MDB), discursou ao lado do ex-prefeito Jardel e de Josefina, fragorosamente derrotada neste último domingo, dizendo que ambos poderiam continuar contando com ele.

Leia também: