Apoiadores de Bolsonaro realizam ato no 7 de Setembro em Belém - Estado do Pará Online

Apoiadores de Bolsonaro realizam ato no 7 de Setembro em Belém

A manifestação teve como principal pauta críticas ao sistema judicial brasileiro, especialmente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Dia da Independência do Brasil, celebrado no último domingo (7), contou não apenas com desfiles oficiais, mas também com uma manifestação na Avenida Nazaré, em Belém. O ato reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, parlamentares do Partido Liberal (PL) e movimentos políticos. Convocado nacionalmente pelo partido, o evento integrou a série de mobilizações que tradicionalmente ocorrem na data em diferentes cidades do país.

A concentração começou por volta das 8h, nas proximidades da Travessa Dr. Moraes, e reuniu militantes com bandeiras do Brasil, camisas verde e amarelas e faixas em defesa do ex-presidente. Segundo os organizadores, a manifestação teve como principal pauta críticas ao sistema judicial brasileiro, especialmente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ato ocorre em meio ao julgamento no STF que envolve Jair Bolsonaro e outros sete acusados de participação no chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” de uma tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o grupo de crimes como tentativa de golpe, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Em Belém, assim como em outras cidades, os discursos reforçaram a narrativa de perseguição política contra Bolsonaro e críticas ao atual governo federal. Até o início da tarde, a Polícia Militar não havia divulgado estimativa oficial de público, e não foram registrados incidentes graves durante a mobilização.

Leia também: