Ao som de Joelma, prefeito de Florianópolis faz “intensivão” da culinária paraense

Topazio Neto experimentou pratos típicos do Pará, a fim de se aproximar da comunidade de migrantes paraenses que residem na capital catarinense.

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), fez um “intensivão” da culinária paraense ao som de Joelma, buscando se aproximar da comunidade de migrantes paraenses que residem na capital catarinense. “Descobri que boa parte dos novos migrantes de Floripa vem de lá. E é longe”, afirmou Topázio.

Topazio experimentou pratos típicos do Pará, como o tacacá e o arroz paraense, destacando o jambu, um ingrediente que pode causar estranheza para quem não é da região, mas é muito apreciado no Norte do Brasil. Para encerrar a refeição, o prefeito provou o tradicional bolo podre e fez uma brincadeira: “Pra finalizar, o bolo podre. Mas calma, é só o nome”.

Segundo um levantamento realizado na pesquisa “População em deslocamento: a força de trabalho paraense em Santa Catarina“, publicada em 2022, entre os paraenses que migraram para Santa Catarina e foram entrevistados pelos pesquisadores, 81,8% estão desempregados. Os empregados com carteira assinada e aqueles sem carteira representam 9,1% cada.

O fenômeno migratório é impulsionado pela busca por melhores condições de vida. Ainda de acordo com a pesquisa, 54,5% dos migrantes acreditam que é muito difícil conseguir emprego formal no Pará, o que os leva a buscar oportunidades em outros estados, como Santa Catarina.

Leia também: