A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, pela primeira vez, uma operação específica em rodovias federais destinada ao combate a crimes cometidos contra as mulheres. No total, 83 pessoas foram presas nas cinco regiões do país.
O Alerta Lilás consiste em avisos recebidos no sistema de consulta criminal da PRF, interligado ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A operação cruza os dados que confirmam se há mandado em andamento e adota o modelo de policiamento orientado pela inteligência da PRF.
As detenções ocorreram em cumprimento de mandados de prisão em aberto, contra condenados por crimes como feminicídio, estupro, agressão e outros que caracterizem violência contra a mulher. Das 83 prisões, 54 foram por não pagamento de pensão alimentícia.
Nádia Zilotti, diretora de inteligência da PRF, explica que a prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia deve ser realizada, mesmo que vista como de menor potencial ofensivo, porque muitas mulheres permanecem vítimas de violência por dependência patrimonial.
Sobre a operação, o diretor geral da PRF, Antonio Fernando Oliveira, afirmou que todos os crimes devem ser combatidos, principalmente os relativos à violência de gênero.
Leia também:
Deixe um comentário