Águas de março trazem transtornos nos quatro cantos do Pará

Belém, Bragança, Salinópolis, Capitão Poço e Soure registram pontos de alagamentos e têm transtornos por causa da maré alta.

Alagamento no bairro do Guamá
Reprodução / Redes Sociais

Março será um mês de forte chuva no Pará, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O duplo alerta de chuvas intensas, podem estar acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas em boa parte do estado.

O alerta mais brando se estende à maior parte do estado, incluindo a Grande Belém nesta segunda (11) e terça-feira (12). Já a área onde é previsto um alerta mais elevado, de nível laranja, atinge a região do Arquipélago do Marajó. Esse período de chuvas intensas somado à maré alta já está resultando em pontos de alagamentos em várias regiões do estado, principalmente nos últimos dois dias.

Nesta segunda (11), em Belém e região metropolitana, as marés altas atrapalharam o trânsito e causaram alagamentos em diversos pontos. Em Bragança, a Praia de Ajuruteua também teve maré alta, já em Salinópolis, um carro ficou totalmente inundado. A situação é preocupante em Capitão Poço e Soure; Confira:

Marinha faz alerta

A Marinha do Brasil alerta para os dias e horários de picos das marés em Belém (PA) entre os meses de março a abril. Nos dias 11 e 12 de março, a maré atingirá 3,7 metros e no período de 09 e 10 de abril, o nível chegará em 3,6 metros – a média local é de 1,81. Navegantes, comunidades pesqueiras e esportistas deverão consultar a evolução das condições climáticas e adotar cautela.

Região do Salgado

Na Ilha dos Guarás, localizada na foz do Rio Pará, em Curuçá, nordeste do estado, a média anual das marés é de 2,74. Entre 11 e 12 de março, a preamar superará os 5 metros, atingindo o nível máximo, do ano (5,6 metros), no dia 11. Entre 09 e 10 de abril, a preamar também deve superar os 5 metros.

Leia também: