O Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (2), às 9h, o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, acusados de participar da trama golpista que tentou reverter o resultado das eleições de 2022. O caso será analisado pela Primeira Turma da Corte a partir de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Acompanhe a transmissão do julgamento ao vivo:
Como será o julgamento
O rito segue o Regimento Interno do STF e a Lei 8.038/1990, que estabelece as regras processuais do tribunal. A sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.
Na sequência, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, fará a leitura do relatório, resumindo todas as etapas percorridas no processo — desde as investigações até as alegações finais.
Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para apresentar a acusação em favor da condenação dos réus. Depois, os advogados de defesa poderão fazer suas sustentações orais, cada um com até uma hora para expor seus argumentos.
Próximas sessões
As sessões do julgamento foram programadas para as seguintes datas e horários:
- 2 de setembro: das 9h às 12h e das 14h às 19h;
- 3 de setembro: das 9h às 12h;
- 9 de setembro: das 9h às 12h e das 14h às 19h;
- 10 de setembro: das 9h às 12h;
- 12 de setembro: das 9h às 12h e das 14h às 19h.
O julgamento é considerado um dos mais relevantes da história recente do STF, com potencial de definir o futuro político do ex-presidente e de seus principais aliados.
Leia também:
Deixe um comentário