Na tarde de sexta-feira (14), uma operação integrada entre agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, Policiais Militares da 1ª Companhia Independente e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) resultou na apreensão de 70 kg de pescado da espécie Tambaqui, dentro de uma embarcação às margens do Rio Amazonas, em Óbidos.
A ação fez parte da “Operação Protetor das Fronteiras e Divisas”, que tem como principal objetivo combater a pesca predatória na região. Durante a operação, os pescadores em várias embarcações foram orientados sobre a proibição da pesca no período do defeso, quando a prática é proibida para preservação das espécies.
“O nosso trabalho tem sido contínuo para coibir práticas criminosas na região. Neste caso, tratou-se de um crime ambiental, com a pesca realizada no período proibido. Reforçamos nosso compromisso de combater todos os atos ilícitos e responsabilizar os infratores”, afirmou o Cel. PM José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, responsável pela Base Candiru.
Após a apreensão, o pescado foi encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos, onde serão tomados os procedimentos necessários para sua destinação adequada. As investigações seguem para identificar o responsável pela embarcação.
Outras apreensões
Esta ação se soma a outra fiscalização realizada no dia 6 de fevereiro, também em parceria com a SEMMA, que apreendeu 150 kg de pescado na mesma região. Com isso, a Base Candiru já contabiliza 170 kg de pescado apreendido durante o período do defeso.
Leia também:
Deixe um comentário