Açaibot: robô promete agilizar colheita de açaí na Amazônia - Estado do Pará Online

Açaibot: robô promete agilizar colheita de açaí na Amazônia

Segundo a fabricante, esse desempenho é até dez vezes superior ao trabalho manual tradicional, o que representa um ganho significativo em produtividade.

Foto: Reprodução

Durante o Festival do Açaí, realizado nos dias 12 e 13 de junho, em Belém, um lançamento chamou a atenção do público e promete transformar a cadeia produtiva do açaí na Amazônia. Desenvolvido pela empresa paraense Kaatech, o Açaibot é o primeiro robô brasileiro projetado exclusivamente para a colheita do fruto.

Apresentado oficialmente no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, o Açaibot foi desenvolvido para operar em condições típicas da floresta amazônica e pode colher mais de 100 cachos por manhã. Segundo a fabricante, esse desempenho é até dez vezes superior ao trabalho manual tradicional, o que representa um ganho significativo em produtividade.

Além de otimizar a colheita, o equipamento também tem um importante papel social. A expectativa é que o robô contribua para reduzir acidentes durante o trabalho nas alturas e combater o uso de mão de obra infantil, ainda comum em algumas comunidades ribeirinhas.

Com o lançamento, a Kaatech também iniciou a pré-venda do Açaibot, posicionando-se como uma referência em tecnologia aplicada ao setor agroextrativista amazônico. Saiba mais acessando o link da empresa.

Leia também: