Na manhã desta quinta-feira (9), o Papa Leão XIV recebeu os participantes da 39ª Conferência da Associação MINDS International, uma rede global que se dedica à inovação e desenvolvimento digital da comunicação. Diante dos presentes, o Pontífice destacou a importância dos meios de comunicação na formação de opiniões, pedindo discernimento e responsabilidade frente aos desafios da era digital.
Em seu discurso, o Chefe da Igreja Católica também reconheceu a crise paradoxal que se observa em um momento de abundância de meios de comunicação frente à grande desconfiança na qualidade das informações divulgadas, mas encorajou os comunicadores na continuação de “seu serviço tão importante”.
Em seguida, o Papa recordou e reforçou o apelo que fez à mídia, logo após o Conclave, de que os jornalistas injustamente perseguidos e presos pelo exercício da profissão fossem libertados. “Ser jornalista nunca pode ser considerado um crime, mas sim um direito a ser protegido”, declarou.
Segundo o Pontífice, a informação deve ser vista como um bem público e afirma que o mundo precisa de informação “livre, rigorosa e objetiva”. Por fim, fez um pedido: “Peço-lhes: nunca vendam a preço vil a sua autoridade moral! Que o Espírito de Deus, que é verdade e força, os sustente e os acompanhe sempre”.
Leia também:
Deixe um comentário