A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) notificou, nesta segunda-feira (24), a refinaria Hydro Alunorte após o transbordamento de um tanque contendo substâncias tóxicas em Barcarena, no nordeste do Pará.
Uma equipe técnica foi enviada ao local para vistoria e coleta de informações que subsidiarão a apuração do incidente. Em nota, a Hydro afirmou que o vazamento foi “prontamente normalizado”, garantindo que “todo o material foi contido conforme projetado, sem impacto às pessoas, ao meio ambiente ou aos ativos da empresa”.
De acordo com a refinaria, o transbordamento ocorreu na Área 9 da unidade e envolveu um derramamento pontual de licor, uma substância composta por ácido e soda cáustica, utilizada no processo de calcinação da bauxita. Funcionários relataram preocupação, uma vez que o contato com essa substância pode causar queimaduras químicas e térmicas.
A Hydro ressaltou que a área é concretada, muretada e possui equipamentos de contenção que garantem a coleta e o redirecionamento do material para o sistema produtivo da Alunorte.
O caso também foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), onde está em fase de distribuição para definir o procurador responsável pela análise. O Ministério Público do Estado ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Leia também:
Deixe um comentário