A Prefeitura de Belém deu um passo importante na promoção dos direitos das mulheres ao inaugurar, nesta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal da Mulher. A nova pasta tem o objetivo de capacitar mulheres, ampliar o acesso a direitos e combater as diversas formas de violência de gênero.
A cerimônia ocorreu na Secretaria Municipal de Administração (Semad) e contou com a presença da titular da pasta, Silvane Ferraz, da diretora executiva, Brenda Paes, da chefe de gabinete, Enoy Fonseca, além de diretoras, coordenadoras e servidores que irão compor a equipe.
Equipe especializada e projetos estruturantes
A Secretaria da Mulher inicia suas atividades com 25 servidores, sendo 90% mulheres, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, enfermeiros, advogados, assistentes sociais, odontólogos e pedagogos.
Inicialmente, a pasta trabalhará com três projetos principais:
- Saúde Itinerante: levará serviços de saúde às mulheres nos bairros de Belém.
- Projeto Cegonha: oferecerá atendimento desde o pré-natal até o parto, garantindo acesso a exames, vacinação e entrega do kit enxoval para bebês.
- Mulher 360: promoverá a capacitação profissional e o acesso a linhas de crédito para incentivar o empreendedorismo feminino, combatendo a dependência econômica — um dos fatores que dificultam a saída das mulheres do ciclo de violência doméstica.
Compromisso com políticas públicas para as mulheres
A diretora executiva, Brenda Paes, ressaltou que a secretaria realizará pesquisas e ações itinerantes para mapear as necessidades das mulheres e ampliar os serviços oferecidos.
A expectativa da nova gestão é apresentar, em dezembro, os primeiros resultados concretos do impacto da Secretaria da Mulher na vida das belenenses.
Leia também:
Deixe um comentário