A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou a cerimônia de formatura da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública no Theatro da Paz. O evento contou com a presença do presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), que conduziu a outorga de grau para 107 servidores.
O curso teve início em novembro de 2022 e foi ofertado por meio da Fundação Escola do Poder Legislativo (Felepa). Participaram servidores do Poder Legislativo Estadual e de Câmaras Municipais do interior do Pará, com aulas presenciais e a distância.
A Alepa tornou-se a primeira Assembleia Legislativa do país a oferecer e manter um curso superior para seus servidores. “Esse é um dia histórico para a Alepa e para todos os deputados que compõem essa Casa e que sonharam conosco com a construção deste projeto inédito, em que, pela educação, se fortalecem todas as instituições democráticas dentro de uma sociedade”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo, Betânia Fidalgo.
A cerimônia incluiu a entrega de diplomas, conduzida pelo presidente Chicão, e a distribuição simbólica das carteiras de registro profissional pelo representante do Conselho Federal de Administração, Fábio Lúcio Costa. Os alunos Leiliane Gomes da Silva e Fábio Pacheco de Souza foram reconhecidos pelo melhor desempenho acadêmico, enquanto Raimundo Nonato Macedo foi escolhido como orador da turma.
“Não foi fácil, foi uma luta com noites em que o cansaço dificultava assistir às aulas, mas nós tínhamos um ideal – receber o certificado de nível superior”, declarou Macedo, destacando a importância da oportunidade oferecida pelo curso.
Durante o discurso na formatura, o presidente Chicão ressaltou a relevância do feito. “Essa noite é um marco para as Assembleias Legislativas do Brasil. Hoje, no Pará, nós temos a honra de, através da Escola do Legislativo, mostrar para o país que nós estamos formando a primeira turma em gestão pública de graduação superior. A Assembleia do Estado do Pará marca na sua história um grande momento, que serve de referência para todo Brasil”, afirmou.
Ele também destacou desafios enfrentados na criação do curso e na regularização da Escola do Legislativo como fundação. “Havia muitas dificuldades legais, inclusive para pagar os professores. Talvez os formandos não saibam, mas por muitos meses, os nossos professores cumpriram a sua missão de ensinar sem receber os salários”, recordou.
O curso de Tecnologia em Gestão Pública faz parte do programa Forma Alepa e tem o objetivo de capacitar vereadores, assessores e gestores legislativos. O ensino médio completo é um dos requisitos para ingresso, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A grade curricular atende às diretrizes nacionais do curso de Gestão Pública.
Leia também:
Deixe um comentário