O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) formalizam, nesta quarta-feira (12), às 15h, em Belém (PA), uma parceria institucional para a instalação da Casa BNDES COP30 no complexo Mercedários UFPA. O espaço será utilizado para as atividades do Banco durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, programada para ocorrer na capital paraense de 10 a 21 de novembro de 2025.
A assinatura do acordo será feita pela diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e pelo reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva. O evento também contará com a presença da vice-reitora Loiane Prado Verbicaro, do diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e de outros integrantes da Administração Superior e da equipe do Mercedários UFPA.
Estarão presentes representantes do BNDES e de instituições como Instituto Vale Cultural, Arquidiocese de Belém, Museu Paraense Emílio Goeldi, Governo do Estado do Pará, Ministério da Cultura no Pará, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Prefeitura de Belém e Projeto Circular.
Após a formalização da parceria, os participantes farão uma visita às áreas em restauração para conhecer o andamento das obras.
Restauração
O complexo Mercedários UFPA, localizado no centro histórico de Belém, passa por um processo de restauração conduzido pelo Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação da UFPA (LACORE/UFPA). O projeto foi submetido ao programa Resgatando a História, do BNDES Fundo Cultural, que apoia a recuperação de patrimônios históricos e acervos culturais no país. A iniciativa também conta com o suporte do Instituto Cultural Vale e da UFPA, em parceria com a Fadesp.
Leia também:
Deixe um comentário