O prazo para a inscrição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) termina nesta terça feira (28). O Prouni oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade em cursos de instituição privadas de ensino superior.
Nesta edição, o programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo Brasil. Entre as bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.
O Prouni 2025 contará com duas chamadas e os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Pré-requisitos
Para concorrer a bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos.
Esses requisitos de renda não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.
Além disso, para participar é necessário ter concluído o Ensino Médio e atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação no edital deste ano:
- Ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral, de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial, nesta respectiva instituição
- Ser uma pessoa com deficiência (PCD), conforme previsto na legislação brasileira
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da Educação Básica
Os candidatos também precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter concluído o Ensino Médio
- Ter participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023
- Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame
- Não ter zerado a prova da redação do Enem
Vagas ofertadas no Pará para o Prouni
No processo seletivo do ano passado (2024), o Ministério da Educação (MEC) ofertou 9.241 bolsas, sendo dessas, 7.779 bolsas integrais (100%) e 1.462 parciais (50%), distribuídas em 144 cursos, de 54 instituições paraenses participantes do programa.
Sisu
No estado do Pará, instituições como a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferecendo um total de 2.480 vagas.
Leia Também:
Deixe um comentário