Nomes ligados a Edmilson Rodrigues seguem na gestão de Igor Normando por meio da Arbel

A Agência Reguladora Municipal de Belém (Abel) atua na regulação do saneamento na cidade. Aliados de Edmilson foram nomeados para a autarquia

Reprodução e Jader Paes. Nomes conhecidos de Edmilson estarão na agência reguladora do município

Marcada por críticas e apontada por institutos de pesquisa como uma das piores gestões entre prefeitos do Brasil, a administração de Edmilson Rodrigues (PSOL) terá nomes conhecidos que continuarão a atuar na gestão de Igor Normando (MDB), ainda que de forma indireta.

No Diário Oficial do Município, publicado em 30 de dezembro, último dia de Edmilson como prefeito de Belém, foi registrada a nomeação de Aldenor Araújo Júnior como Ouvidor Autárquico da Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel), órgão responsável pela regulação do saneamento na cidade.

Com uma trajetória estreitamente ligada ao ex-prefeito, Aldenor foi chefe de gabinete de Edmilson nas três últimas gestões, além de coordenador de seus mandatos na Assembleia Legislativa do Pará e na Câmara Federal. Também desempenhou o papel de coordenador de campanha em todas as eleições em que Edmilson concorreu à Prefeitura de Belém.

Reprodução/Redes Sociais. Aldenor foi chefe de gabinete de Edmilson nas três últimas gestões

Além de Aldenor, Enize Vidigal, que atuou como assessora de Edmilson nas últimas eleições, assumiu o cargo de Chefe do Núcleo de Comunicação e Imprensa. Outros nomes ligados ao ex-prefeito também foram nomeados para diversos cargos: Marco Roberto da Silva (Assessor Autárquico I), Ramiz Giestas Rachid Filho (Assessor Autárquico II), Hélio Alves Oliveira (Assessor Autárquico I), Edielson Vidal Shinohara (Assessor Autárquico I), Vanuza do Socorro Rodrigues Serrão (Assessor Autárquico I), Marcos José Pereira Damasceno (Chefe do Núcleo Setorial de Planejamento – NUSP), Julia Gieti Gorayeb (Chefe de Gabinete Autárquica) e Symme Lima de Almeida Leite (Assessor Autárquico I).

É importante destacar que a Arbel é uma autarquia independente. Seu presidente, Ricardo Coelho, passou por sabatina em 2024, após ser indicado por Edmilson, e permanecerá no cargo até 2028. Além disso, os diretores da agência também foram indicados pelo ex-prefeito e aprovados pela Câmara Municipal de Belém.

Nota da reportagem: erramos ao informar que Aldenor assumiria um cargo de confiança e que sua nomeação seria fruto de um acordo entre Edmilson e Igor Normando. Na verdade, a Arbel é um órgão independente, no qual o atual prefeito não tem poder para exonerar ou nomear servidores.

Leia também: