O novo Mercado de São Brás, em Belém, será oficialmente inaugurado no dia 13 de dezembro, após 16 meses de uma reforma que transformou o edifício centenário em um Complexo Gastronômico e Cultural. A cerimônia de inauguração contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi convidado pela Prefeitura de Belém.
Construído em 1911, o mercado passou por uma restauração que preservou sua arquitetura histórica, como as pilastras jônicas e a estrutura de ferro projetada pelo arquiteto italiano Filinto Santoro, incluindo um portão de arco romano com esculturas de cabeça de touro. A nova iluminação valoriza esses elementos, e a reforma seguiu as diretrizes de preservação do patrimônio histórico estadual e municipal.
O Complexo Gastronômico e Cultural de São Brás contará com clima controlado, acessibilidade, e estacionamento subterrâneo com 200 vagas para carros, além de 80 para bicicletas e 40 para motos. Anteriormente, o mercado abrigava 193 permissionários, mas agora se expandirá para cerca de 330 estabelecimentos, incluindo quiosques, lojas e novos restaurantes. O projeto também incluiu o restauro do piso de ladrilho hidráulico, instalação de sistemas de ar-condicionado, escadas rolantes e elevadores.
O mercado ganhou mezaninos e oferece acesso às varandas do telhado, onde foram instalados restaurantes com vistas privilegiadas do entorno. A Praça Floriano Peixoto, em frente ao mercado, também foi revitalizada com novas calçadas e paisagismo, complementando o novo cenário cultural e turístico de São Brás.
Leia também:
Deixe um comentário