A Universidade do Estado do Pará (Uepa) anunciou, nesta terça-feira (16), a publicação do edital do Processo Seletivo 2025 (Prosel) para candidatos interessados em ingressar nos 95 cursos de graduação oferecidos pela instituição. Estão disponíveis 3.752 vagas em cinco campi de Belém e em mais 18 municípios paraenses, além de uma vaga reservada em cada curso para Pessoas com Deficiência (PcD). Todas as informações sobre o Prosel podem ser consultadas no edital 108-2024.
O pró-reitor de graduação da Uepa, Ednalvo Apóstolo Campos, destacou que o edital deste ano passou por revisões, especialmente no que diz respeito às cotas. “Aprovamos a cota para quilombolas e indígenas, além de uma reserva de vaga adicional para as Pessoas com Deficiência (PcD), dentro do programa de ações afirmativas da Uepa”, afirmou.
Além disso, Ednalvo explicou que candidatos que cursaram escolas públicas poderão optar por concorrer às vagas sem considerar a renda familiar ou às destinadas a aqueles com renda mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo. “Os alunos de baixa renda terão prioridade também dentro dessa cota”, acrescentou o pró-reitor.
Nos próximos dias, a Uepa também divulgará os editais específicos para os cursos de Música e Letra-Libras, que incluirão uma reserva adicional de vagas para quilombolas, indígenas e PcD.
Uma das novidades para 2025 é a inclusão de 40 vagas para o curso de Engenharia Civil no campus XXI da Uepa, localizado na região do Caeté. “Até o momento, esse curso era oferecido apenas por meio do programa Forma Pará, e agora foi aprovada sua oferta regular no município de Bragança”, completou o professor Ednalvo.
Para participar do Prosel 2025, os candidatos devem estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro. O período de inscrições para o Prosel começará em 22 de outubro e se estenderá até 14 de novembro, sendo realizado exclusivamente online.
Leia também:
Deixe um comentário