Ananindeua registra queda de 81,55% nos crimes violentos

Entre os resultados mais expressivos está a redução de 81,55% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI) entre 2018 e 2024.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Os investimentos realizados pelo Governo do Pará na área de segurança em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, resultaram em uma significativa redução da criminalidade. Desde 2019, as ações da Secretaria de Segurança Pública (Segup), como o reforço no policiamento, entrega de equipamentos e a implementação de tecnologia, têm oferecido maior tranquilidade aos moradores.

Entre os resultados mais expressivos está a redução de 81,55% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI) entre 2018 e 2024. Além disso, o número de homicídios caiu 80,67% e os casos de latrocínio foram zerados, refletindo uma queda de 100% no período.

A instalação de totens de videomonitoramento em áreas estratégicas do município, parte do projeto “Cidades Inteligentes”, e a entrega de equipamentos à Guarda Municipal, como motocicletas e coletes balísticos, contribuíram diretamente para a queda dos índices criminais. O número de furtos também teve uma queda de 42,09%, de 6.498 para 3.763 registros, e o de roubos reduziu em 65,55%.

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destaca que essas ações são resultado de um esforço conjunto entre tecnologia, integração das forças de segurança e a capacitação contínua das equipes. “Nosso objetivo é não apenas reduzir os índices de criminalidade, mas garantir que a população de Ananindeua sinta segurança em seu cotidiano”, afirmou.

Moradores do município relatam que o reforço na segurança trouxe mais confiança. Cibele Vale, moradora da Cidade Nova, afirma que hoje se sente mais segura ao circular pelas ruas do bairro, principalmente à noite. “Antes eu tinha medo de voltar da faculdade, mas agora podemos andar com mais tranquilidade”, disse.

Leia também: