Vídeo: Performance de drag queens na Feira do Livro em Belém gera polêmica: ‘ridículo’

A performance foi alvo de críticas nas redes sociais, com muitos internautas argumentando que o conteúdo não era adequado ao contexto da feira, especialmente por conta da presença de um público infantil.

Créditos: Reprodução

A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro, que conta com diversas atrações diárias, uma dessas apresentações gerou controvérsia na última terça-feira (19) devido a uma apresentação do grupo Themônias,  intitulada: Além do arco-íris: themoniarau.

A performance foi alvo de críticas nas redes sociais, com muitos internautas argumentando que o conteúdo não era adequado ao contexto da feira, especialmente por conta da presença de um público infantil. Segundo os críticos, a linguagem utilizada durante a apresentação não condizia com a proposta do evento.


Muitas pessoas criticaram a apresentação, enquanto outras argumentaram que, por ser um espaço aberto, cabia a cada um decidir se queria assistir ou não. “Já assisti apresentação de contos infantis nessa área, nunca imaginei que seria usada para esses fins”, comentou uma usuária nas redes sociais.

Entramos em contato com a Secretaria de Cultura (Secult), organizadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, que declarou em nota oficial: “A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa que a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma iniciativa que prioriza a diversidade, o acolhimento e as multiplas expressões, oportunizando todos os públicos de forma democrática e inclusiva. O conceito das Multivozes, incorporado ao evento desde 2019, demarca o compromisso com a pluralidade do povo paraense as políticas públicas de garantia de direitos”

Também solicitamos uma nota do grupo “Themônias”, que informou que fará um comunicado em suas redes sociais sobre o ocorrido.