Guarda Municipal de Belém reforça segurança em locais de prova do Concurso Nacional Unificado

As provas acontecem neste domingo (18). De manhã, os exames começam às 9 horas, com fechamento dos portões às 8h30. À tarde, as provas têm início às 14h30, com fechamento dos portões às 14h.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) será um dos pilares da segurança durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que acontece neste domingo (18).

Conforme o planejamento divulgado, a GMB mobilizará 52 agentes dos grupamentos Operacional e Tático para atuar em treze locais de prova, distribuídos em escolas municipais de Belém e nas regiões de Icoaraci e Outeiro.

O chefe da Divisão de Operações, Élcio Vale, destacou que os guardas estarão presentes em cada instituição de ensino do início ao fim do certame, que ocorrerá em dois turnos. “O serviço começa às 7h e se estende até a conclusão dos exames. Cada escola contará com quatro guardas municipais, divididos em dois turnos, patrulhando a área interna”, afirmou Vale.

Além da presença interna, a GMB intensificará as rondas nas áreas ao redor dos locais de prova. Serão utilizadas nove viaturas e 23 motos para garantir segurança e tranquilidade aos candidatos, tanto nos arredores quanto nas adjacências dos pontos de aplicação dos testes.

Concurso Público Nacional Unificado

O CPNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Leia também: