Iphan descobre proa de embarcação antiga em Belém durante obras do Parque Linear da Doca

Este objeto arqueológico é considerado um achado único para a região, pois não havia registros anteriores de descobertas semelhantes durante escavações arqueológicas no Centro Histórico de Belém.

Foto divulgação

Na última segunda-feira (12), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) identificou, em Belém (PA), a proa de uma provável embarcação metálica antiga localizada no trecho inicial da Avenida Visconde de Sousa Franco, próximo à borda do canal, onde estão em andamento as obras do Parque Linear da Doca.

O achado foi feito por uma equipe de pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), que realiza o acompanhamento arqueológico das obras. Imediatamente após a descoberta, a equipe técnica da superintendência do Iphan no Pará se deslocou ao local para fiscalizar a área, registrar a descoberta e orientar os trabalhadores a isolar e interromper as atividades nas proximidades, a fim de preservar o bem arqueológico.

A descoberta oferece uma oportunidade de refletir sobre a história da urbanização de Belém e as mudanças nas relações da cidade com seus rios e igarapés, que eram vias principais de transporte antes da urbanização e asfaltamento. O achado ressalta a transformação de um antigo entreposto econômico e portuário em um bairro comercial e habitacional, afastado de sua identidade portuária original.

Este objeto arqueológico é considerado um achado único para a região, pois não havia registros anteriores de descobertas semelhantes durante escavações arqueológicas no Centro Histórico de Belém.

O Iphan-PA já entrou em contato com a SEOP para coordenar ações de conservação, planejamento do resgate arqueológico e estudos posteriores. O objetivo é garantir a adequada preservação do achado e sua possível musealização para que a importância histórica do local seja devidamente reconhecida e estudada.

Leia também: