Presidente do Banco Master será ouvido pela CPMI do INSS na segunda-feira (23) - Estado do Pará Online

Presidente do Banco Master será ouvido pela CPMI do INSS na segunda-feira (23)

Depoimento de Daniel Vorcaro foi antecipado e deve esclarecer possíveis irregularidades em empréstimos consignados a aposentados.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social ouvirá, na próxima segunda-feira (23), às 16h, o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro. A oitiva, inicialmente prevista para o dia 26, foi antecipada para dar prioridade às apurações sobre possíveis prejuízos a aposentados e pensionistas.

A CPMI busca detalhar a atuação da instituição financeira na oferta de crédito consignado vinculado a benefícios do INSS e identificar eventuais responsabilidades em casos de descontos indevidos e falhas de controle.

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou nas redes sociais que solicitou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), a devolução de documentos relacionados às quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de Vorcaro.

Segundo o parlamentar, os documentos são fundamentais para a consolidação das provas. “O nosso compromisso é com o Brasil. É com as viúvas, órfãos e aposentados do nosso país que foram lesados justamente por quem mais deveria defendê-los. A CPMI seguirá com firmeza, responsabilidade e celeridade”, escreveu.

Quem é Daniel Vorcaro

Daniel Bueno Vorcaro é presidente do Banco Master e foi convocado a depor como testemunha após requerimentos apresentados pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e outros parlamentares.

O pedido menciona que o banqueiro foi preso durante a Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), por suspeitas de irregularidades envolvendo a instituição. A prisão preventiva foi posteriormente revogada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com manutenção de medidas cautelares.

O requerimento também cita documento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que aponta o Banco Master entre as instituições com maior número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br, principalmente relacionadas a crédito consignado e reserva de margem consignável.

Investigações sobre consignados

A CPMI investiga possíveis ilícitos corporativos, falhas de governança e práticas fraudulentas envolvendo a concessão de empréstimos consignados a beneficiários do INSS.

Entre os pontos que devem ser esclarecidos estão a eventual realização de descontos indevidos, o nível de conhecimento da diretoria sobre possíveis fraudes e as medidas adotadas pelo banco para evitar prejuízos aos segurados.

A comissão também apura se houve participação de dirigentes ou parceiros da instituição nas irregularidades.

Fonte: Agência Senado

Leia também: