O movimento de retorno do feriado de Carnaval deve ser mais intenso nesta quarta-feira de Cinzas (18), segundo o Detran-PA. A maior parte dos motoristas que viajou de carro ainda não retornou e deve concentrar a volta ao longo do dia, principalmente durante a tarde e à noite.
Nas primeiras horas da manhã, o tráfego seguia tranquilo na BR-316, a partir do quilômetro 18, na entrada do município de Marituba, principal acesso à Região Metropolitana de Belém.
Apesar da calmaria inicial, a expectativa é de aumento significativo no fluxo de veículos. Na terça-feira (17), o trânsito já apresentou lentidão em alguns trechos no sentido de entrada da capital, em razão do grande volume de carros e da chuva.
Fiscalização e orientações aos motoristas
Diante do aumento no fluxo, o Detran orienta os condutores a redobrarem a atenção, especialmente para evitar ultrapassagens indevidas, avanço de sinal vermelho e riscos a pedestres, principalmente no perímetro urbano de Marituba, onde a travessia de moradores é frequente e contribui para a redução da velocidade.
Agentes utilizam o sistema de videomonitoramento para controlar o tráfego, coibir infrações e ajustar o tempo dos semáforos, com o objetivo de melhorar a fluidez e garantir a segurança viária.
Equipes do órgão também permanecem em outros municípios que registraram grande movimentação durante o feriado, atuando para assegurar um retorno seguro aos viajantes.
Veículos com placas adulteradas são flagrados
Durante fiscalização realizada na terça-feira (17), no município de Vigia, nordeste do estado, agentes do Detran flagraram diversas irregularidades, principalmente relacionadas à adulteração de placas.
Pelo menos três veículos foram retidos após a constatação da infração. Segundo o órgão, alguns condutores utilizam esse tipo de adulteração para tentar evitar a fiscalização eletrônica.
O Detran alerta que circular com placa adulterada é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo. Dependendo do caso, a irregularidade também pode ser enquadrada como crime de falsificação, com possibilidade de pena de reclusão.
Os motoristas autuados foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
Leia também:









Deixe um comentário