O Governo do Pará iniciou a Operação “Carnaval Seguro 2026”, que vai mobilizar mais de 4,8 mil agentes de segurança em ações preventivas e ostensivas na capital, na Região Metropolitana de Belém e em mais de 70 localidades do interior do Estado. As atividades seguem até o dia 8 de março.
A operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e envolve órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, com foco no reforço do policiamento em rodovias, balneários, pontos turísticos e locais de grande concentração de pessoas durante o período carnavalesco. Ao todo, 4.871 agentes atuarão nas ruas, estradas e rios, com apoio de efetivos municipais. As ações contam ainda com o emprego de 355 viaturas, 64 motocicletas, quatro ônibus, uma van, dois helicópteros e 12 embarcações, além do monitoramento aéreo e fluvial.
Segundo a Segup, o objetivo é garantir a segurança da população, dos turistas e dos comerciantes, prevenindo crimes e assegurando a integridade física das pessoas e do patrimônio público e privado durante o feriado. Entre os municípios que recebem reforço no efetivo estão Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas, Curuçá, Marapanim, Maracanã, Cametá, Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Salinópolis, Tucuruí e Óbidos, além de Belém e seus distritos, como Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e ilhas.
A operação também inclui ações específicas de fiscalização no trânsito, com atuação do Detran e do Batalhão de Polícia Rodoviária, além da intensificação da Operação Lei Seca para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Carnaval de Cametá contará com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel. Em Belém, a estrutura também será utilizada durante os desfiles das escolas de samba, na Aldeia Amazônica, entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março.
Participam da Operação “Carnaval Seguro 2026” as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Polícia Científica do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial, CIOp, além de guardas municipais e órgãos de trânsito dos municípios.
Leia mais:









Deixe um comentário