Foi entregue nesta sexta-feira (06), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Amazônia reestruturado, localizado no bairro da Marambaia, em Belém. A obra foi realizada por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e tem como objetivo ampliar e qualificar o atendimento em saúde mental, com foco no acolhimento humanizado dos usuários.
Durante a entrega da unidade, o governador Helder Barbalho destacou o crescimento das demandas relacionadas à saúde mental e a necessidade de fortalecimento da rede pública para atender a população.
“É fundamental, cada vez mais. Nós temos verificado a incidência de demandas de saúde mental e a estrutura da rede de saúde pública precisa estar preparada para isso, para que as pessoas tenham a quem recorrer, tenham o acolhimento adequado e possam ter o tratamento necessário, seja para o diagnóstico ou para o tratamento com medicamentos, em espaços que estejam à altura do desafio dos cuidados psicossociais”, afirmou o governador.
O secretário de Esporte do Estado, Cássio Andrade, também ressaltou a importância do serviço diante do ritmo acelerado da vida moderna e dos impactos dos transtornos psicológicos na sociedade. “Especialistas dizem que o mal do século são os problemas psicológicos. A vida está muito acelerada, e pessoas que enfrentam esses problemas muitas vezes lidam com a falta de assistência, o que acaba gerando reflexos sociais e até no ambiente de trabalho”, pontuou.
O CAPS Amazônia passou por uma ampla reforma, com reconstrução e ampliação dos espaços terapêuticos, visando oferecer um ambiente mais adequado para o cuidado em saúde mental. A unidade funciona desde 2004 na modalidade CAPS I e oferece atendimento comunitário, com acompanhamento multiprofissional, oficinas terapêuticas, atividades coletivas, ações comunitárias e apoio às famílias, sem leitos de internação.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, destacou que a entrega do CAPS Amazônia integra um conjunto de investimentos do Governo do Pará voltados à ampliação e qualificação da rede de saúde mental.
“Nós estamos entregando a segunda nova unidade do CAPS em menos de um mês. Entregamos recentemente o CAPS Renascer, no bairro do Marco, e agora o CAPS Amazônia, na Marambaia. Belém conta hoje com cinco CAPS estaduais e ainda há outras unidades que precisam passar por qualificação para garantir um ambiente digno às pessoas que buscam tratamento”, afirmou.
Segundo o secretário, o cuidado com a saúde mental é uma prioridade da gestão estadual, com foco no acolhimento dos usuários e de seus familiares. “O cuidado em saúde mental é fundamental. Precisamos acolher essas pessoas em um ambiente digno, confortável, que ofereça tratamento adequado e também apoio às famílias”, ressaltou.
Ualame Machado explicou ainda que as intervenções vão além de reformas estruturais e incluem ampliação e requalificação dos serviços oferecidos. “Não é apenas uma reforma. Nós requalificamos, ampliamos e adaptamos as unidades. O CAPS Amazônia, por exemplo, passa a contar com um espaço mais amplo e adequado para acolher melhor os usuários e qualificar o atendimento”, explicou.
O CAPS Amazônia conta com salas de acolhimento e atendimento, auditório, espaço de convivência, refeitório e áreas destinadas a atividades terapêuticas e administrativas, fortalecendo a rede de atenção psicossocial na capital paraense.
Leia também:








Deixe um comentário