A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) promoveu, nesta sexta-feira (30), o primeiro leilão de 2026 no galpão da instituição, localizado no bairro da Sacramenta. O certame, realizado sob a modalidade de maior lance, disponibilizou 30 motores de rabeta e seis lotes de produtos florestais (deckings de madeira).
A iniciativa atraiu diversos interessados, entre pescadores artesanais e pequenos empreendedores, que buscaram itens de trabalho com valores abaixo da média de mercado.
Realização de sonhos e fomento ao trabalho
Para muitos participantes, o leilão representou a conquista de ferramentas essenciais para a subsistência. É o caso de Salomão de Souza, pescador artesanal da Ilha de Guajarina, em Ananindeua. Até então, ele dependia exclusivamente do esforço manual para se deslocar.
“Era um sonho meu ter um motor rabeta para me locomover com a minha canoa. Arrematei logo dois motores: um menor para a canoa e outro maior para a minha embarcação, que vai ajudar na pesca”, comemorou o pescador, destacando que a aquisição facilitará tanto o trabalho quanto o transporte da família pelo rio Maguari.
Transparência e Destinação Social
A secretária adjunta de Gestão Administrativa e de Tecnologias da Semas, Lília Reis, enfatizou que o evento cumpre um papel social importante ao dar um destino útil a bens que estão sob custódia do Estado.
“Quando a população participa, o leilão cumpre a missão de transformar esses bens em oportunidade de compra com economia e segurança. É um processo aberto e organizado que garante igualdade de condições a todos”, afirmou a secretária.
Reforço no combate ao crime ambiental
Além do benefício direto aos compradores, o leilão possui um caráter estratégico para a preservação da Amazônia. 100% do valor arrecadado será revertido para o fortalecimento das políticas ambientais do Pará.
Os recursos serão utilizados na compra de novos equipamentos, ampliando as ações de comando e controle da secretaria contra crimes ambientais no estado.
Leia também:












Deixe um comentário