A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), intensificou a campanha de vacinação contra o vírus da gripe Influenza e faz um chamado direto aos grupos prioritários que ainda não buscaram a imunização. Para ampliar o acesso, entre os dias 26 e 30 de janeiro, dois novos postos passaram a funcionar nos shoppings Bosque Grão-Pará, em Val-de-Cans, e Pátio Belém, no bairro Batista Campos.
A medida ocorre em um momento decisivo da campanha, que entra na reta final a pouco mais de um mês do encerramento. Até agora, foram aplicadas 78.628 doses da vacina em Belém. Entre os públicos prioritários, foram registradas 56.946 aplicações, o que representa cobertura de apenas 17,77%, índice considerado baixo pelas autoridades de saúde.
Idosos lideram procura, mas cobertura segue abaixo do esperado
Os idosos concentram o maior número de doses aplicadas, com 38.561 registros. Em seguida aparecem as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, com 14.646 doses, e as gestantes, com 3.739 aplicações. Esses grupos apresentam maior risco de complicações causadas pela influenza, especialmente durante o inverno amazônico, quando aumenta a circulação de vírus respiratórios.
Segundo a Sesma, fatores climáticos impactam diretamente a saúde da população, tornando a vacinação uma das principais estratégias de prevenção.
A coordenadora do Programa de Imunizações da Sesma, Cleise Soares, destaca que a vacina reduz complicações e internações, além de contribuir para a sustentabilidade do sistema de saúde.
“A vacina contra a influenza é segura, eficaz e fundamental para proteger os grupos mais vulneráveis. Nosso chamado é para que essas pessoas procurem os pontos de vacinação, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios”, afirmou.
Pontos em shoppings facilitam acesso da população
A ampliação dos postos em locais de grande circulação busca facilitar a adesão à campanha. A orientação é que os integrantes dos grupos prioritários aproveitem a praticidade e atualizem a caderneta vacinal.
A professora aposentada Leila Lima, de 70 anos, esteve entre as primeiras pessoas a se vacinar no posto do Shopping Pátio Belém, nesta segunda-feira (26).
“Eu mantenho minha vacinação em dia, porque saúde é prioridade, principalmente na terceira idade. Aproveitamos que já estávamos no shopping e decidimos nos vacinar”, contou.
A Sesma reforça que a vacinação é um ato de responsabilidade coletiva e ajuda a proteger famílias e comunidades.
Campanha segue até 28 de fevereiro
A vacinação contra a Influenza em Belém segue até 28 de fevereiro, com atendimento diário das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos estratégicos. O Postão de Icoaraci funciona em horário estendido, até 22h.
Entre os dias 26 e 30 de janeiro, a imunização também ocorre no térreo do Shopping Bosque Grão-Pará e no segundo piso do Shopping Pátio Belém. Fazem parte do público-alvo idosos, crianças pequenas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, professores e demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação ou caderneta de vacinação.
Serviço
Vacinação contra Influenza
De 26 a 30 de janeiro
Das 10h às 17h
Shoppings Bosque Grão-Pará e Pátio Belém
Público-alvo: grupos prioritários











Deixe um comentário