Unidades de ensino reconstruídas, creches modernas em fase final de obra e salas de aula conectadas à tecnologia estão mudando a rotina de milhares de famílias no arquipélago do Marajó. Desde 2019, o Estado vem ampliando os investimentos na educação infantil e na modernização das escolas da região.
Doze escolas já foram totalmente reconstruídas em diferentes municípios marajoaras, fortalecendo a infraestrutura escolar. Ao mesmo tempo, novas creches estão sendo entregues e concluídas para atender crianças de zero a cinco anos.
Duas unidades já funcionam em Melgaço e Cachoeira do Arari, beneficiando diretamente 400 famílias. Outras três seguem em fase final de construção em Soure, Salvaterra e Santa Cruz do Arari, com investimento aproximado de R$ 18 milhões.
Cada creche tem capacidade para atender até 200 crianças, oferecendo espaços adaptados para o desenvolvimento infantil, com salas de aula, berçários, áreas de convivência, refeitório, parquinho e ambientes de apoio.
Moradora de Cachoeira do Arari, Regiane Corrêa destacou o impacto da nova unidade na vida das famílias.
“É muito importante uma creche assim, principalmente para as mães que não têm rede de apoio. A creche oferece cuidado, alimentação de qualidade e ensino integral, o que nos dá segurança para trabalhar sabendo que nossos filhos estão bem cuidados”, afirmou.
Em Soure, a expectativa também é grande. Layane Monique Pacheco da Silva, mãe de duas crianças, acredita que a nova estrutura vai facilitar o acesso à educação.
“A nova creche vai facilitar o acesso à educação no nosso bairro, evitando o deslocamento para outras regiões. A implantação do berçário, o primeiro da cidade, também é fundamental para mães que precisam trabalhar e não contam com uma rede de apoio. Sou muito grata ao Governo do Estado, à vice-governadora Hana Ghassan, ao prefeito Paulo Vitor e ao secretário Cléber Maciel por essa importante conquista”, destacou.
A unidade de Santa Cruz do Arari contará com dez salas de aula, além de espaços administrativos, fraldários, lactário, refeitório e uma ampla área externa com playground, jardim, horta e pátio coberto.
Outros municípios como Portel, Curralinho, Gurupá, Breves, São Sebastião da Boa Vista e Oeiras do Pará também recebem obras que seguem em ritmo acelerado.
Além da educação infantil, a modernização tecnológica chegou às escolas do arquipélago. Pelo programa Conecta Educação, foram distribuídos 1.332 chromebooks para estudantes e 656 para professores, ampliando o acesso às ferramentas digitais.
“Os investimentos que estamos realizando no Marajó refletem o compromisso do governo do Estado com uma educação pública de qualidade em todas as etapas de ensino. Um conjunto de ações que vai além da infraestrutura, como também garantia da conectividade das escolas, ampliando acesso à internet e recursos tecnológicos, fortalecendo a inclusão digital e a realização de práticas inovadoras. Seguiremos trabalhando para que nossas escolas estejam preparadas para atender bem nossos alunos, valorizando os profissionais e fortalecendo a educação como prioridade absoluta para o desenvolvimento do nosso município”, destacou o secretário de Educação, Ricardo Sefer.
Outro avanço foi a ampliação da autonomia das escolas por meio do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep). Somente no Marajó, os investimentos ultrapassam R$ 10 milhões, permitindo que cada unidade realize melhorias de acordo com suas necessidades.
Em Breves, a inovação ganhou espaço com a implantação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), equipada com estúdio moderno, câmeras robóticas, ilhas de edição e tecnologia voltada à produção de conteúdos educativos.
Com essa unidade, o Pará passa a contar com quatro polos de educação híbrida, também presentes em Belém, Marabá e Santarém.
O conjunto de obras, creches e ações tecnológicas vem fortalecendo o ensino no arquipélago e criando novas oportunidades para crianças, estudantes e famílias da região.
Tags: educação no Marajó, creches no Pará, escolas reformadas, tecnologia na educação, investimento público.
Lia Mais:








Deixe um comentário