O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) iniciou nesta quarta-feira (21) o período de inscrições para as turmas de mestrado e doutorado acadêmico em 2026. O prazo segue aberto até 4 de fevereiro, com ingresso já no primeiro semestre letivo.
Ao todo, são 50 vagas, sendo 38 para o mestrado, distribuídas entre os polos de Belém e Santarém, e 12 para o doutorado, com atividades concentradas na capital. O programa é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa e desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As inscrições são exclusivamente on-line, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Uepa. O edital prevê vagas para docentes e técnicos administrativos do quadro efetivo, além de ampla concorrência e ações afirmativas, incluindo pessoas com deficiência (PcD).
Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição nos dias 21 e 22 de janeiro, conforme critérios definidos nos editais oficiais.
Para concorrer ao mestrado, é necessário possuir graduação em Enfermagem ou áreas afins, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já o doutorado é voltado a profissionais da Enfermagem, da Saúde ou áreas correlatas, com título de mestre obtido em instituições reconhecidas pelo MEC e pela Capes.
Os cursos, avaliados com nota 4 pela Capes, têm como área de concentração Enfermagem no Contexto Amazônico. As pesquisas se organizam em duas linhas: Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia e Educação e Cuidado em Saúde e Enfermagem na Amazônia.
O processo seletivo será realizado em duas etapas eliminatórias. A primeira consiste na apresentação de proposta de pesquisa. Na segunda, os candidatos passam por entrevista individual, com defesa e arguição do projeto, de forma presencial. Participantes de outros estados podem solicitar entrevista remota, mediante comprovação de endereço.
O resultado final está previsto para o dia 27 de março. Todas as regras, cronograma detalhado e formulários estão disponíveis no site oficial da Uepa.
Leia também:











Deixe um comentário