A Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA) divulgou nota pública repudiando o ataque a tiros contra um funcionário da Associação Indígena Tato’a, ocorrido na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no sul do estado.
Segundo a entidade, o atentado aconteceu entre 17h30 e 18h desta quarta-feira (21), quando o veículo utilizado por um funcionário da associação foi atingido por diversos disparos de arma de fogo enquanto ele retornava da Base de Proteção para a aldeia central do território. Os tiros atingiram principalmente o para-brisa e a parte frontal do carro.
Ainda de acordo com a FEPIPA, o motorista conseguiu abandonar o veículo e fugir pela mata, buscando abrigo em uma aldeia próxima. Ele sofreu apenas ferimentos leves provocados por estilhaços de vidro e está em segurança.
Imagens mostram uma caminhonete branca completamente marcada por disparos de arma de fogo (principalmente na direção do motorista) após um ataque ocorrido dentro da Terra Indígena Apyterewa, no sul do Pará. pic.twitter.com/jbX4Bua1pt
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) January 22, 2026
Na nota, a federação afirma que dias antes do ataque havia comunicado órgãos responsáveis pela proteção da área, como Força Nacional, Funai, Ministério dos Povos Indígenas e Secretaria Estadual dos Povos Indígenas do Pará, sobre a possibilidade de uma emboscada na região. A entidade avalia que o episódio reforça o cenário de insegurança enfrentado pelas comunidades indígenas e seus colaboradores na fase posterior à operação de desintrusão do território.
A FEPIPA informou ainda que a Associação Indígena Tato’a cobra a investigação do caso e a adoção de medidas para reforçar a segurança na Terra Indígena Apyterewa.
Leia também:










Deixe um comentário