Servidores municipais realizam, na manhã desta quarta-feira (21), uma manifestação no bairro de São Brás, em Belém, no terceiro dia de greve da categoria, contra o novo Estatuto do Servidor, aprovado pela Câmara Municipal em dezembro de 2025 e publicado em janeiro deste ano.
Na terça-feira (20), o segundo dia da paralisação dos servidores foi marcado por um protesto na avenida Almirante Barroso. Segundo o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social da Funpapa (Sintsuas), houve distribuição de panfletos, exposição de faixas e preparação de materiais para o ato unificado de hoje. A manifestação denunciou a retirada de direitos, a precarização dos serviços e a falta de diálogo por parte da gestão municipal.
Servidores municipais realizam, na manhã desta quarta-feira (21), uma manifestação no bairro de São Brás, em Belém, no terceiro dia de greve da categoria, contra o novo Estatuto do Servidor, aprovado pela Câmara Municipal em dezembro de 2025 e publicado em janeiro deste ano. pic.twitter.com/tm3EDWmd2q
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) January 21, 2026
Os servidores afirmam que a greve é uma resposta direta à tentativa de aprovação da Lei nº 10.266/26, considerada pela categoria um ataque aos direitos trabalhistas e à estrutura do Sistema Único de Assistência Social em Belém. Eles também alertam para o risco de esvaziamento ou extinção da Funpapa.
A Funpapa é o órgão da Prefeitura de Belém responsável pela política de assistência social no município, atuando em programas e serviços voltados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, como acolhimento de pessoas em situação de rua, crianças, migrantes e refugiados, além da gestão do Cadastro Único e da rede formada pelos Cras e Creas.
Leia também:











Deixe um comentário