Governo do Estado entrega Usina da Paz em Igarapé-Miri - Estado do Pará Online

Governo do Estado entrega Usina da Paz no município de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará

Nova unidade oferecerá mais de 70 serviços gratuitos e acolherá mil pessoas por dia

Augusto Miranda/Ag.Pará

O governo do Pará inaugurou nesta sexta-feira (16) a Usina da Paz (Usipaz) de Igarapé-Miri, a 22ª unidade do programa no estado. Com capacidade para atender mais de mil pessoas diariamente, o espaço reúne cerca de 70 serviços gratuitos, distribuídos em duas estruturas modernas, destinadas à assistência social, educação, cultura, saúde, esporte e lazer.

A unidade foi projetada para oferecer serviços essenciais à população, como atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, emissão de documentos, cursos de qualificação profissional, reforço escolar, biblioteca, salas de informática e espaços de convivência. Além disso, conta com praça multicultural, quadra poliesportiva, piscina, playground e academia ao ar livre, integrando lazer e desenvolvimento social.

Nesse contexto, a previsão é que mais de mil pessoas por dia da cidade de Igarapé-Miri, poderão acessar serviços gratuitos que vão de saúde e educação a cultura e lazer oriundos desta Usipaz.

Para a comunidade, a chegada da Usina representa um marco na transformação social da cidade. O equipamento faz parte do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que, segundo o governo estadual, já beneficiou milhares de famílias no estado, promovendo inclusão social e contribuindo para a redução da criminalidade.

A Usina de Igarapé-Miri é a quinta unidade entregue na Região do Tocantins e se soma às demais existentes no Pará, com a meta de expandir os serviços a mais municípios nos próximos anos. A inauguração também incluiu um ato simbólico de plantio de uma muda de pau-brasil, reforçando a importância da educação ambiental e do cuidado com a natureza.

O novo espaço tem como objetivo transformar a realidade local, oferecendo oportunidades e promovendo cidadania, contribuindo diretamente para a qualidade de vida das famílias e para a construção de uma sociedade mais justa e segura.

Leia também: