CBF: Paysandu segue sendo o melhor paraense em ranking de clubes - Estado do Pará Online

CBF: Paysandu segue sendo o melhor paraense em ranking de clubes

Mesmo com acesso à Série A, Remo está duas posições atrás dos bicolores. Ranking leva em consideração os últimos cinco anos de Copa do Brasil e Brasileirão.

Jorge Luís Totti / Paysandu

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou o ranking de clubes para 2026. Nesta quarta-feira, 24, a entidade divulgou a nova relação que tem Flamengo e Corinthians nas duas primeiras posições. Os atuais campeões do Brasileirão e Libertadores lideram o ranking com mais de mil pontos de diferença para o Timão, atual campeão da Copa do Brasil.

Entre os paraenses, o Paysandu é o melhor rankeado. Mesmo com o rebaixamento à Série C nesta temporada, o Papão aparece na 35ª posição com 4.030 pontos, ficando duas colocações a frente do Remo, atual 37°. Embora tenha conquistado o acesso à Série A, o Leão soma 3.764 pontos e segue atrás do rival bicolor.

Bastidores: saúde, família e processos afastaram Roger Aguilera do Paysandu

Entre a dupla Re-Pa está o Brusque, de Santa Catarina, com 3.807 pontos. Acima dos dois estão clubes como Botafogo de Ribeirão Preto (34°), Novorizontino (32°), CRB (26°), Criciúma (27°) e Cuiabá (22°).

Mais abaixo na lista, o Águia de Marabá é o terceiro clube paraense citado no ranking. Com 1.437, o Azulão Marabaense aparece na 67ª colocação. Fechando o Top-100, a Tuna, com 978 pontos, é a 87ª colocada.

De acordo com a CBF, o ranking nacional de clubes leva em consideração os resultados esportivos dos últimos cinco anos na Copa do Brasil e nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Estaduais

A CBF divulgou ainda o novo ranking entre as Federações locais para 2026. A Federação Paraense de Futebol (FPF) ganhou uma posição em relação ao último levantamento feito pela entidade. Com 10.710 pontos, a FPF ocupa o 12° lugar.

A liderança do ranking é da Federação Paulista de Futebol, que soma 93.528 pontos. Em seguida, estão Rio de Janeiro (61.308) e Minas Gerais (41.451), que ganhou uma posição em relação ao último ranking.

Leia também:

Governo e Vale firmam parceria para conclusão dos CT’s de Remo e Paysandu