Ferramenta ASG promete “raio-x” ambiental de mineradoras e indústrias no Brasil - Estado do Pará Online

Ferramenta ASG promete “raio-x” ambiental de mineradoras e indústrias no Brasil

Ferramenta da SIS reúne padrões internacionais e pode revelar riscos antes invisíveis em cadeias produtivas

A Associação Soluções Inclusivas Sustentáveis (SIS) lançou novos questionários para avaliação de desempenho climático, ambiental, social e de governança (ASG) em empresas dos setores de mineração, siderurgia, cimento, têxtil e madeira. O objetivo é apoiar instituições financeiras e empresas na identificação de riscos e oportunidades nas operações e cadeias produtivas.

A ferramenta também inclui questionários voltados ao cumprimento da legislação socioambiental. Segundo a SIS, os instrumentos permitem análises comparativas entre empresas de um mesmo setor e região, considerando indicadores sensíveis ao território (como impactos sobre biodiversidade, uso de água e efeitos em comunidades) e outros aplicáveis de forma geral, como emissões de gases de efeito estufa e saúde e segurança do trabalho.

A diretora-executiva da SIS, Luciane Moessa, afirma que o levantamento integra padrões e taxonomias nacionais e internacionais para criar um modelo “objetivo e pragmático”. Entre as referências utilizadas estão IFC, GRI, SASB, IFRS S1 e S2, TNFD, ODS e indicadores do ISE da B3.

Além dos questionários setoriais, foi criado um módulo transversal aplicável a todos os segmentos econômicos, que aborda temas como diversidade, prevenção à corrupção e questões concorrenciais. A proposta é auxiliar empresas com ou sem relatórios de sustentabilidade a medir seu desempenho em relação à média do mercado e acompanhar sua evolução.

O lançamento ocorreu durante o 16º BIS – Bate-papo Inclusivo e Sustentável da SIS, com participação de representantes da PREVI, Confederação Nacional da Indústria e Fórum Permanente São Francisco. No debate, especialistas destacaram a relevância de padronizar informações, ampliar a transparência e fortalecer o monitoramento de riscos socioambientais, especialmente em setores de alto impacto, como o de mineração.

Leia também: