Mais de 1 milhão de pessoas seguem sem energia em São Paulo após ciclone extratropical - Estado do Pará Online

Mais de 1 milhão de pessoas seguem sem energia em São Paulo após ciclone extratropical

Enel afirma que equipes seguem mobilizadas; bairros podem permanecer sem luz até sábado (13)

Foto: Paulo Pinto

Mais de 1,3 milhão de consumidores da Enel, concessionária de energia, permaneciam sem o fornecimento na Grande São Paulo até as 19h desta quinta-feira, 11, número idêntico ao registrado no início da tarde. Somente na capital, cerca de 904 mil imóveis continuam afetados pelos problemas na rede elétrica, que começaram após a passagem de um ciclone extratropical.

A concessionária informou que 300 mil chamados foram feitos apenas nesta quinta-feira devido à continuidade dos ventos. Moradores de bairros como Moema relatam que, ao entrar em contato com o atendimento da empresa, foram avisados de que a normalização pode ocorrer somente no sábado (13).

De acordo com comunicados encaminhados aos clientes, a Enel afirma que as equipes técnicas estão atuando de forma ininterrupta. No entanto, parte dos imóveis integra “ocorrências mais complexas”, que exigem prazo maior de reparo.

Ciclone provocou ventos de até 140 km/h

Os problemas se intensificaram nesta quarta-feira, 10, após fortes rajadas de vento. Segundo o Inmet, o ciclone extratropical se formou entre o Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, influenciando também o clima do Sudeste. Na terça-feira (9), municípios como Avaré registraram ventos de 140 km/h.

Previsão indica melhora dos ventos

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a tendência é de que os ventos percam força ao longo da noite. O céu permanece nublado, sem previsão de chuva, e o calor continua.
A temperatura mínima pode chegar a 19°C, com umidade relativa do ar por volta de 40%.
O acumulado de chuva de dezembro é de 70,7 mm, cerca de 38,4% dos 184,2 mm esperados para o mês.

Leia também: