O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a dianteira na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026, segundo pesquisa da Ipsos-Ipec divulgada na noite desta terça-feira (9). O levantamento mostra que Lula aparece à frente em todos os cenários de primeiro turno avaliados.
Em um confronto direto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que oficializou sua pré-candidatura no último dia 5, o petista tem 38% das intenções de voto, enquanto o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro marca 19%. Na sequência, aparecem Ratinho Jr. (PSD-PR) com 9%, Ronaldo Caiado (União-GO) com 7% e Romeu Zema (Novo-MG) com 5%. Votos brancos e nulos somam 17%, e 6% dos entrevistados não souberam responder.
Outro cenário testado pela pesquisa coloca Lula frente a frente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente mantém o mesmo percentual, 38%, contra 17% do paulista. Ratinho Jr. volta a aparecer com 9%, seguido de Caiado, com 5%, e Zema, com 3%. Nesta simulação, brancos e nulos representam 19%, enquanto 8% não responderam.
A pesquisa também avaliou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como candidata. Ela registra 23% das intenções de voto, contra 38% de Lula. Ratinho Jr. surge com 8%, Caiado com 5% e Zema com 4%. Nesse cenário, os votos brancos e nulos são 16%, e 5% não souberam opinar.
Quando o nome bolsonarista testado é o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o parlamentar aparece com 18%, novamente distante de Lula, que permanece com 38%. Ratinho Jr. surge com 9%, Caiado com 7% e Zema com 5%. Votos brancos e nulos chegam a 17%, enquanto 6% não responderam.
Na modalidade espontânea, em que os entrevistados não recebem uma lista de nomes, Lula lidera com 29% das menções. Jair Bolsonaro aparece com 18%, enquanto Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas registram 2% cada. Michelle Bolsonaro e Ratinho Jr. aparecem com 1% cada. Brancos e nulos somam 14%, e 30% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa foi realizada entre 4 e 8 de dezembro, com 2 mil entrevistas em 131 municípios. O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Leia também:











Deixe um comentário