O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma conversa por telefone na tarde desta terça-feira (2). O diálogo, que durou cerca de 40 minutos, foi solicitado por Lula e tratou principalmente do combate ao crime organizado internacional, além das tarifas impostas ao Brasil.
Nas redes sociais, Lula afirmou que destacou ao norte-americano a necessidade de avançar nas negociações comerciais entre os dois países.
“Destaquei que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países, e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações. Ressaltei a urgência em reforçar a cooperação com os EUA para combater o crime organizado internacional. Destaquei as recentes operações realizadas no Brasil pelo governo federal com vistas a asfixiar financeiramente o crime organizado e que identificaram ramificações que operam a partir do exterior”, escreveu.
Ver no Threads
Trump também comentou o telefonema e elogiou o diálogo com o presidente brasileiro.
“Tivemos uma ótima conversa. Falamos sobre comércio e sanções, porque, como sabem, eu os sancionei devido a certos acontecimentos. Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele. É muito bom. Tivemos algumas reuniões positivas, e hoje tivemos uma conversa muito boa.”
A pauta sobre tarifas, que afeta diversos produtos brasileiros, segue como ponto sensível nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Já a cooperação para investigar redes criminosas transnacionais tem sido reforçada pelo governo brasileiro, que afirma ter identificado ramificações operando a partir do exterior.
Leia também:











Deixe um comentário