A Diretoria da Festa de Nazaré inicia, em dezembro, o processo oficial de transição entre a gestão responsável pelo Círio 2025 e o grupo que comandará a festividade em 2026, quando será realizada a 234ª edição do evento religioso.
No dia 2 de dezembro, será realizada a cerimônia que encerra formalmente o mandato da atual diretoria. A programação começa às 18h, com missa na Capela Bom Pastor, seguida do ato de dissolução no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré. Deixam os cargos todos os membros da gestão, exceto o coordenador Antônio Sousa, o coordenador das edições anteriores, Antônio Salame, e os beneméritos, que possuem mandato vitalício.
A posse da nova diretoria acontecerá no dia 19 de dezembro, às 18h, na Basílica Santuário. Após a missa, o coordenador do Círio 2026, Antônio Sousa, apresentará os casais que irão compor as oito diretorias executivas responsáveis pela organização das procissões e eventos oficiais do próximo ano.
Com a definição dos novos membros, a Diretoria da Festa de Nazaré inicia imediatamente a elaboração da agenda oficial do Círio 2026 e o planejamento das ações que irão conduzir a maior manifestação religiosa do estado. Tradicionalmente, a DFN é formada por até 35 casais voluntários, além dos beneméritos e dos coordenadores, que possuem mandatos mais longos.
Antônio Sousa, atual coordenador, participou do Círio 2025 liderando as 14 romarias oficiais e as ações preparatórias da festa. Integrante da diretoria há mais de duas décadas, ele e sua esposa, Rosa Sousa, já passaram por diversos setores, incluindo decoração, eventos, evangelização e procissões.
Fundada em 1910, a Diretoria da Festa mantém um regimento interno que define as atribuições de cada membro e assegura a continuidade do trabalho voluntário na organização do Círio de Nazaré. Com a transição, a preparação para a próxima edição da festividade começa oficialmente.
Leia também:












Deixe um comentário