A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou, nesta quarta-feira (26), o balanço geral dos atendimentos realizados durante a COP30 pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), que coordenou a assistência nas estruturas montadas para o evento — incluindo Blue Zone, Green Zone, Hospital de Campanha e unidades públicas e privadas da capital paraense.
Entre 3 e 25 de novembro, foram contabilizados 4.475 atendimentos a pessoas envolvidas diretamente com a conferência. Do total, 1.894 foram destinados a participantes, 1.301 a trabalhadores, 24 a autoridades, 22 a acompanhantes e 1.234 a outras categorias.
A maioria dos casos foi de natureza clínica (3.989 atendimentos). Houve ainda 446 ocorrências de trauma e 40 atendimentos relacionados ao incêndio rapidamente controlado na Blue Zone, no dia 20 de novembro.

Onde os atendimentos ocorreram
As notificações foram distribuídas da seguinte forma:
- 1.442 atendimentos na Blue Zone
- 1.255 no Hospital de Campanha
- 437 na Aldeia COP (Escola de Aplicação da UFPA)
- 333 na Green Zone
- 141 na Cúpula dos Povos (Mirante do Rio/UFPA)
- 108 na UPA da Sacramenta
- 93 na UPA do Guamá
- 70 no Receptivo do Outeiro
- 68 no Mercado de São Brás
- 77 no Hospital Porto Dias
- 72 no Hospital Adventista
- 51 no Hospital Prime/Unimed
- Além de outros registros em unidades com menor volume de atendimentos
A Sespa classificou o resultado como positivo, destacando a capacidade de resposta da rede de saúde para acolher emergências e demandas geradas pelo grande fluxo de pessoas em Belém.
SUS fortalecido
A diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, afirmou que o trabalho conjunto entre governo do Estado, governo federal e municípios demonstrou a força do Sistema Único de Saúde.
“O resultado da atuação na COP30 evidencia a robustez da estrutura de saúde do Pará, a qualidade dos serviços ofertados e a importância do trabalho tripartite”, afirmou.
A secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Heloisa Guimarães, destacou que a estratégia de descentralização dos pontos de atendimento evitou sobrecarga na rede de urgência e emergência.
“O Pará mostrou que está preparado para outros grandes eventos de massa”, disse.
Já a titular da Sespa, Ivete Vaz, agradeceu o empenho das equipes públicas e privadas. “Todos os profissionais envolvidos foram essenciais antes, durante e depois da conferência”, declarou.
Leia também:










Deixe um comentário