Operação Erva Daninha apreende 260 kg de maconha - Estado do Pará Online

Operação Erva Daninha prende 9 pessoas e apreende mais de 260 kg de maconha na zona rural de Ulianópolis

Denúncia anônima levou agentes a propriedade com estrutura completa para plantio e secagem de maconha

A Polícia Civil do Pará deflagrou, na tarde desta terça-feira (25), a Operação Erva Daninha, que resultou na prisão de nove pessoas e na apreensão de armas, munições, duas caminhonetes e mais de 262 kg de maconha em uma propriedade localizada às margens do Rio das Antas, na zona rural de Ulianópolis, no nordeste paraense.

A ação conjunta envolveu equipes das Delegacias de Ulianópolis e Dom Eliseu, além da Superintendência de Paragominas, após uma denúncia anônima indicar a existência de um grande cultivo de maconha na área, supostamente comandado por um suspeito que não teve a identidade revelada, proprietário de uma caminhonete Hilux usada para o transporte da droga.

Ao chegar à primeira casa da propriedade, os policiais encontraram o suspeito e outros homens. Durante a revista autorizada na Hilux, foi apreendida uma pistola Glock 9mm municiada e sem registro, resultando na prisão em flagrante do suspeito por porte ilegal de arma de fogo.

No mesmo imóvel, agentes localizaram ainda uma espingarda artesanal calibre 36 e um tablete de maconha. O responsável pelo armamento afirmou ser usuário da droga e apontou o dono da caminhonete como fornecedor.

Os policiais foram conduzidos pelos próprios envolvidos até a segunda casa do terreno, onde estavam outros suspeitos. No local, foram encontrados:

– grande quantidade de maconha em diferentes fases de preparo;

– três espingardas artesanais dos calibres .20 e .28;

– munições variadas;

– balanças de precisão;

– barracos de secagem;

uma estufa climatizada para cultivo;

– plantações com iluminação artificial.

Um dos presos foi flagrado com uma pistola Taurus PT57. Também há indícios de uso de mão de obra colombiana no local.

Na residência de um dos envolvidos, na área urbana do município, a Polícia Civil encontrou mais drogas já embaladas para venda e outros materiais ligados ao tráfico. O suspeito teria tentado danificar o próprio celular antes de ser detido.

Na operação, foram apreendidos:

2 pistolas

262,875 kg de maconha

12 celulares

múltiplas munições e cartuchos

7 balanças de precisão

2 caminhonetes Hilux

– equipamentos de cultivo, incluindo climatizadores, eletrodomésticos e ferramentas

Todos os presos e o material recolhido foram apresentados na Delegacia de Ulianópolis, onde os flagrantes foram formalizados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, além de posse irregular de arma e uso de drogas, conforme o caso de cada detido.

Leia também: