De óleo de cozinha a combustível limpo: cooperativismo impulsiona empresas paraenses a crescer - Estado do Pará Online

De óleo de cozinha a combustível limpo: cooperativismo impulsiona empresas paraenses a crescer

Parcerias entre cooperativas e empreendedores locais ampliam renda, fortalecem o meio ambiente e transformam indicadores econômicos no Pará

O cooperativismo de crédito tem se mostrado uma força importante para transformar a realidade econômica de empreendedores paraenses. Um exemplo é a trajetória de Rogério Pinheiro, fundador da Norte Óleo, empresa que atua na coleta e destinação sustentável de óleo de cozinha saturado para produção de biodiesel. O negócio, que começou de forma modesta há 15 anos, hoje se expande pela Grande Belém e interior, impulsionado por parcerias que unem renda, sustentabilidade e geração de impacto ambiental positivo.

Atualmente, a Norte Óleo coleta cerca de 30 toneladas de óleo por mês em shoppings, restaurantes, hotéis, condomínios e residências. Com três equipes e sete colaboradores, a empresa atende até 20 clientes diariamente. A capacidade, porém, é maior: Rogério estima que pode ampliar suas rotas e adquirir ao menos 20 toneladas mensais adicionais de grandes geradores da região, além de expandir a atuação para compra de sebo bovino, também utilizado na produção de biodiesel.

Para viabilizar esse novo ciclo, Rogério buscou apoio financeiro no Sicredi Norte, cooperativa à qual se associou em janeiro deste ano. Uma proposta de crédito para capital de giro está em análise e, segundo ele, será determinante para ampliar infraestrutura, adquirir novos recipientes e aumentar a tancagem. “Com o crédito, consigo comprar mais óleo, investir em estrutura e ampliar minha rede de fornecedores. É o impulso que preciso para crescer com segurança”, afirma.

O caso de Rogério é um entre tantos que refletem o impacto do cooperativismo nas comunidades onde está presente. Segundo estudo divulgado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) em parceria com a Fipe, municípios com atuação de cooperativas de crédito registram aumento de 10% no PIB per capita, crescimento de 15,1% nas vagas formais de emprego e expansão de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais. Além disso, apresentam maior inclusão financeira e redução de indicadores de pobreza.

Esse impacto também aparece nos investimentos sociais promovidos pelo Sicredi. Segundo o Relatório de Sustentabilidade 2024, a instituição destinou mais de R$ 435 milhões a iniciativas comunitárias, 5 milhões de pessoas foram beneficiadas por programas de educação e R$ 15 bilhões foram direcionados ao empreendedorismo feminino.

“Nossa missão é gerar desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento social. O cooperativismo de crédito existe para transformar realidades, e seguimos construindo isso há mais de 120 anos”, destaca João Spenthof, presidente da Central Sicredi Centro Norte.

No Pará e demais estados da região Norte, o Sicredi está presente em 262 municípios, com 357 agências responsáveis pelo atendimento a mais de 1,5 milhão de associados, incluindo empreendedores como Rogério, que encontram na cooperação uma via de crescimento sustentável.

Leia também: