Novo executivo do Paysandu projeta acesso à Série B e planejamento estratégico - Estado do Pará Online

Novo executivo do Paysandu projeta acesso à Série B e planejamento estratégico

Ex-presidente do Bahia chega ao Papão com experiência nacional e reforça planejamento estratégico para a temporada 2026, junto do técnico Júnior Rocha.

Júnior Cunha / EPOL

O Paysandu Sport Club apresentou, na manhã desta terça-feira (25), o seu novo executivo de futebol, Marcelo Sant’Ana, que chega ao clube com um histórico vitorioso e experiência como ex-presidente do Bahia. O gestor de 43 anos destacou na primeira coletiva o objetivo principal para 2026: o acesso à Série B.

“Feliz de estar no Paysandu, o maior campeão da Amazônia. Desafio grande. Sabemos da responsabilidade de 2026, com o objetivo principal sendo o acesso à Série B. Temos outras competições importantes, como a Copa do Brasil, estadual, Copa Verde. Agradeço ao comitê de futebol pelo convite. Ao presidente também pela oportunidade”, afirmou Marcelo Sant’Ana.

Nascido em Salvador (BA), Marcelo começou a carreira de forma atípica, chegando à presidência do Bahia aos 33 anos. “Nunca tinha visto um contrato de jogador de futebol. Foi um desafio grande. Sempre busquei me qualificar. Estudei na Espanha, fiz cursos de marketing, gestão. Quando fui presidente, percebi que o futebol é um organismo vivo e que, se outras áreas não funcionam, nada funciona. Ter sido presidente reforçou a importância de todas as áreas convergirem para os atletas que entram em campo”, explicou.

Sobre a gestão no Paysandu, ele reforçou que pretende cobrar disciplina e metas claras. “É muito mais difícil ser presidente. Facilitar é uma palavra difícil no futebol. Vou cumprir a folha que me der, mas vou cobrar para que ela seja cumprida. Gosto de traçar metas e objetivos na temporada. Ter essa visão de presidente é um diferencial e entender como casar o modelo de jogo com o treinador e o modelo de negócio para o Paysandu ser atrativo no mercado”, afirmou.

O técnico Júnior Rocha, contratado recentemente, também participou da coletiva e destacou a experiência do novo executivo. “Tem foco grande no objetivo da temporada. Conheci Marcelo em 2015 e 2016, quando ele era presidente do Bahia e eu técnico da Luverdense. Ele sempre buscou excelência na montagem de equipes e planejamento. Juntando seu conhecimento na divisão, os números e modelo de jogo, fizemos essa escolha”, comentou Rocha.

O planejamento da pré-temporada começa em 16 de dezembro, com 17 atletas já sob contrato para 2026. “Temos 10 atletas do profissional, seis com idade de base e um emprestado. Vamos conversar com eles para entender quem deseja continuar. A partir disso, analisamos a parte econômica, se o salário condiz com o desempenho e orçamento”, explicou Marcelo.

Em relação à torcida, o executivo reforçou o compromisso com a entrega de resultados. “A torcida abraçou a temporada inteira e não soubemos retribuir. Não tem o que falar da torcida, só agradecer. Aceitei trabalhar em um clube de massa. Antes da Série C, o CT será concluído, mostrando compromisso com o patrimônio do clube. Queremos mesclar jogadores jovens com atletas no pico de performance, e desenvolver de maneira clara o perfil de sucesso do Paysandu”, completou.

Marcelo Sant’Ana chega com um currículo robusto: ex-presidente do Bahia, onde conquistou o acesso à Série A, campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste; passagens pelo Vasco-RJ, América-RN e experiência em categorias de base; formação em Gestão de Futebol e Licença B de Treinador pela CBF Academy; MBA em Marketing e Branding; cursos de comunicação e gestão esportiva na Espanha e no Brasil.

Com a chegada de Marcelo e Júnior Rocha, o Paysandu inicia 2026 com novo planejamento estratégico, reforçando elenco, infraestrutura e modelo de gestão visando competitividade e retorno à Série B.

Leia Mais: